Introdução

Este focumento fornece informação sobre a integração direta do Orca com o Speech Dispatcher. O backend do Speech Dispatcher está incluído no Orca a partir da versão 2.19.0, mas a versão 2.19.90 (ou uma superior) é altamente recomendada.

Este backend ignora a camada de Fala do Gnome. Existe também outra solução, que executa como um driver de Fala do Gnome. A motivação principal para a abordagem direta é permitir um mapeamento mais simples da API de fala do Orca para a lógica da API do Speech Dispatcher. Recursos avançados não suportados pela Fala do Gnome podem ser usados desta maneira. Vantagens adicionais podem ser obter uma menor latẽncia e uma melhor estabilidade.

Possíveis razões para usar Orca com Speech Dispatcher:

  • Speech Dispatcher fornece drivers para sintetizadores de fala não suportados pela Fala do Gnome (e vice-versa).

  • Speech Dispatcher pode usar ALSA, OSS, NAS ou PulseAudio para a saída de som, enquanto que com a Fala do Gnome você inicialmente pode ter apenas OSS, que (entre outras limitações) não permite o dispositivo de áudio compartilhar adaptadores de som que tenham um único canal.

  • Speech Dispatcher exige menos recursos do que a Fala do Gnome.
  • Fala do Gnome sofre do problema de "gagueira" em alguns perfis de hardware.
  • Speech Dispatcher é mais responsivo. Com certos sintetizadores de fala, tais como Festival, a diferença pode ser muito significante, por causa do chaching de amostragem de áudio.

  • Speech Dispatcher pode usar ícones de som para reduzir o falatório da interface do usuário.
  • Speech Dispatcher pode ser compartilhado por múltiplas tecnologias assistivas, tais como Orca, LSR, Speakup, Yasr, Brltty ou Emacs com speechd-el. Isto faz seu uso concorrente possível em um sistema, sem conflitos.

Nota importante: por favor, antes de relatar problemas, certifique-se de que você não esteja usando Speech Dispatcher como o driver da Fala do Gnome; pois o driver não suporta muitas das características descritas aqui. Leia a seção "Início Rápido" cuidadosamente, para verificar a diferença na configuração.

Notícias

  • 2008-06-09: Veja Orca/UbuntuHardy (em inglês) para obter instruções sobre como ter o Speech Dispatcher executando com Orca no Ubuntu Hardy.

  • 2008-02-14: Bugs com o SMP foram corrigidos no Speech Dispatcher 0.6.6. Atualizar é fortemente recomendado.
  • 2008-01-30: Ler teclas de pontuação no eco do teclado foi corrigido no Espeak 1.31. Pegue o espeak em http://espeak.sourceforge.net.

  • 2008-01-30: Ler caracteres de pontuação no modo de revisão do teclado foi corrigido, tanto no Orca trunk como no gnome-2-20 branch. Veja bug 512608 para mais informações.

  • 2007-11-30: Speech Dispatcher 0.6.5 adiciona suporte a saída com PulseAudio.

  • 2007-08-28: Speech Dispatcher 0.6.4 junto com Orca 2.19.90 adiciona suporte a escolher, dentro do diálogo Preferências do Orca, o sintetizador e a voz preferidos.
  • 2007-05-24: Propriedades de Voz foi implementado no Orca trunk. Veja o bug 440294.

Início Rápido

Speech Dispatcher 0.6.6 (ou superiror) é recomendado, mas você ainda obterá algum suporte básico com a versão 0.6.2. Se você instalou Speech Dispatcher como um pacote, você pode (dependendo de sua distribuição) precisar também de instalar a insterface Python do Speech Dispatcher. No Debian e no Ubuntu, o pacote é chamado python-speechd.

A maneira mais fácil de configurar o Speech Dispatcher é executando o utilitário spd-conf a partir do terminal. Este utilitário é instalado com o pacote python-speechd desde a versão 0.6.7. Veja a próxima seção para mais detalhes sobre opções de configuração diferentes.

Antes de prosseguir, é sempre uma boa idéia testar se o Speech Dispatcher funciona como esperado, invocando o comando spd-say something.

Se você tem o Speech Dispatcher funcionando, o backend automaticamente aparecerá no diálogo de preferências do Orca. Ele deve estar listado no combo box "Fala do sistema". O item "Speech Dispatcher" no combo box "Sintetizador de fala" pertence ao driver de Fala do Gnome Speech Dispatcher. Assim, por favor, certifique-se de que você o seleciona em "Fala do sistema". Se ele não aparece lá, veja a seção "Solução de Problemas", a seguir.

Configuração do Speech Dispatcher

Existem basicamente duas maneiras de executar o Speech Dispatcher - como um serviço para todo o sistema, ou como um serviço apenas para o usuário. A última é necessária se você usa PulseAudio para saída de áudio em seu desktop (o que é o padrão desde o Ubuntu Hardy). Ambas as configurações são suportadas pelo utilitário spd-conf mencionado anteriormente.

Quando o Speech Dispatcher é configurado para executar como um serviço para todo os sistema, ele passa a ser iniciado automaticamente durante o boot do sistema (a partir de /etc/init.d ou equivalente, dependendo de sua distribuição). Quando o Speech Dispatcher é configurado para executar somente para o usuário, você precisa adicionar ele à sua sessão Gnome fazendo Sistema > Preferências > Aplicativos de sessão > Adicionar.

Desde que o PulseAudio introduziu alguma latência adicional é recomendado usar Speech Dispatcher com ALSA. Se sua distribuição usa PulseAudio por padrão, você pode re-configurar seu desktop para saída ALSA através de Sistema > Preferẽncias > Som, e deve-se desabilitar o início do serviço PulseAudio em Sistema > Preferências > Aplicativos da sessão, ou desintalá-lo completamente. Certifique-se de que esta configuração funciona, antes de tentar configurar o Speech Dispatcher. Não é recomendado experimentar configurações de som diferentes se você não tiver acesso a seu computador (display em braile, speakup, ajuda de videntes...).

Configurações Específicas do Orca

Você pode usar a configuração por cliente do Speech Dispatcher para alterar suas configurações padrões apenas para o Orca. O nome do cliente é "orca", então seu arquivo /etc/speech-dispatcher/clients/orca.conf pode parecer com isso:

# Local configuration for Orca
BeginClient "*:orca:*"
    DefaultLanguage "es"
    DefaultCapLetRecognition "none"
EndClient

Não esqueça de incluir o orca.conf em seu /etc/speech-dispatcher/speechd.conf. Aprenda mais sobre configurações específicas de cliente em Documentação do Speech Dispatcher.

Solução de Problemas

Speech Dispatcher não aparece na lista de sistemas de fala disponíveis

Você provavelmente não tem a versão correta do Speech Dispatcher ou o Python instalado.

1. invoque o seguinte comando no terminal para checar a versão do Speech Dispatcher instalado:

  $ speech-dispatcher --version

Se ela não for a 0.6.2 ou superior, atualize.

2. Verifique se o Speech Dispatcher funciona:

  $ spd-say "Hello, how are you?"

Se ele não fala, verifique sua configuração, veja os logs (normalment em /var/log/speech-dispatcher), leia a documentação do Speech Dispatcher, ou contacte a lista de e-mails, para achar onde descobrir onde está o problema.

3. Verifique a interface Python do Speech Dispatcher:

  $ python -c "import speechd"

Se isto falha, siginifica que a interface Python para o Speech Dispatcher não está instalada, ou que ela não está no path do Python. Se você está no Debian ou no Ubuntu, verifique se você tem o pacote python-speechd instalado. Se você instalou o Speech Dispatcher a partir dos fontes, verifique se as bibliotecas Python estão instaladas em um dos diretórios retornados pelo comando a seguir:

  $ python -c "import sys; print sys.path"

Contecte a lista de e-mails se você não estiver apto a resover isto sozinho.

A função "Say all" não funciona

Certifique-se de que você não está usando Speech Dispatcher como driver da Fala do Gnome. O driver não suporta esta funcionalidade. Por favor, re-leia a seção "Instalação" para se certificar de que você está usando o backend do Speech Dispatcher descrito neste documento.

Orca trava com 100% de CPU quando tenta executar instalação

Isso algumas vezes acontece com o driver Festival da Fala do Gnome. Você precisa "matar" (kill) o processo chamado festival-synthesis-driver, e algumas vezes até mesmo o próprio Orca.

Uma solução (de contorno) possível é criar um arquivo ~/.orca/orca-customizations.py e copiar o código seguinte nele:

import orca.settings
# Omit "gnomespeechfactory" to prevent festival-synthesis-driver problem.
orca.settings.speechFactoryModules = ["espeechfactory","speechdispatcherfactory"]
orca.settings.speechServerFactory  = "speechdispatcherfactory"

Note que isto desabilita completamente a Fala do Gnome, impedindo-a de ser usada pelo Orca. Sugestões para uma solução melhor são bem vindas.

Speech Dispatcher quebra frequentemente em sistema com dois núcleo de processamento

Instale Speech Dispatcher 0.6.6 ou superior. Esta versão corrige bugs de SMP importantes.

TODO

  • Use a verbalização de pontuação controlado do Orca (veja o bug 440114).

Contato

Qualquer feedback é bem vindo.

Projects/Orca/SpeechDispatcher.pt_BR (last edited 2013-11-22 19:22:24 by WilliamJonMcCann)