Skype

  • Resumo: pode funcionar via plugin do Pidgin
  • Detalhes

Detalhes

Introdução

Skype "não é acessível" por conta própria. Para usar Skype com Orca você terá de usar o mensageiro universal Pidgin e instalar o Skype4Pidgin nele. Embora seja acessível quando devidamente configurado, a configuração inicial também não é acessível. Os parágrafos a seguir descrevem como configurar para Skype e Pidgin funcionarem um com o outro, pode haver necessidade de ajuda visual para algumas instruções. Existem alternativas para alguns passos que tendem a ser mais acessíveis, mas existem a chance de coisas quebrarem em seu sistema, você está avisado. Note que nem as pessoas do Skype nem as pessoas do Orca apoiam aquelas intruções.

Aquelas instruções são compiladas a partir de várias fontes e foram descobertas por usuários do Orca. Veja a última seção para referências.

Usando o Alsa invés do PulseAudio

A primeira e mais importante coisa é que vocẽ deve estar usando alsa invés de pulse para usar múltiplas aplicações de som com sucesso. Eu consegui isso instalando speech-dispatcher e fazendo mudanças apropriadas nos arquivos de configuração dos sintetizadores para que eles usem alsa.

Baixando e Instalado Skype

  1. Baixar o pacote deb do Skype a partir de http://www.skype.com

  2. Usar o utilitário dpkg para instalar o Skype. O ícone aparecerá dentro do menu Internet.
  3. Iniciar o Skype. Você pode precisar da ajuda de um vidente neste ponto.
  4. Se esta é sua primeira vez com o cliente Skype, você terá de aceitar a licença de uso. Pressionando Alt+Tab o Orca falará o título da janela, que deve ser end user license agreement (em português, algo como Contrato de Licença para Usuário Final). Estando nesta janela, pressione Tab duas vezes, e Barra de Espaço para aceitar a licença.

  5. Espere alguns segundos e o diálogo de login aparecerá - você não receberá nenhuma confirmação sobre isso. Faça o seguinte:
    • Digite seu nome de usuário, então pressione Tab para ir para o campo password

    • Entre seu password

    • Pressione Tab uma vez, para ir para o checkbox "Remember my login" (em português: "Lembrar meu login")

    • Pressione Espaço para marcá-lo e Shift+Tab para retornar à caixa de texto do password

    • Agora pressione Enter para realizar o login (o checkbox não ativa o botão padrão do diálogo; quando se pressiona Enter nele anda-se para trás)

Contornando o Diálogo username/password

Para contornar o diálogo username/password abra um terminal e entre o comando a seguir:

echo "username password" | skype --pipelogin 

Você deve substituir username e password com nome de usuário e sua senha do Skype.

Instalando e Configurando o Plugin do Pidgin

  1. Acesse o website skype4pidgin.

  2. Existem duas alternativas para instalá-lo:
    • O pacote deb skype4pidgin que pode ser instalado nas distribuições baseadas em Debian com o utilitário dpkg. É recomendável instalar desta maneira, se ela for possível.
    • O binários compilados que são fornecidos para arquiteturas de 32 e 64 bits (com bibliotecas compartilhadas). Copie o arquivos apropriado para a pasta /usr/lib/purple-2, ou para a pasta /usr/lib/purple/plugins, se for o caso.
  3. Agora inicie o Pidgin e adicione uma nova conta. Skype aparecerá no combo box de protocolos. Ele somente perguntará por seu nome de usuário. Você também pode realizar algumas outras configurações tais como iniciar Skype automaticamente se ele já não estiver executando.

  4. Neste ponto Orca irá estar silencioso já que o Skype não é baseado no Gnome. Você precisará da ajuda de um vidente para permitir que este plugin interaja com o Skype. O botão "sim" precisa ser clicado duas ou três vezes. Pode ser que você também precise reiniciar o Orca. Veja o próximo parágrafo para uma alternativa para esta parte inacessível.
  5. Seus contatos do Skype apareceram na Lista de Contatos. Você pode pressionar a tecla Aplicação em qualquer um de seus contatos para executar uma das funções disponíveis tais como "chat de texto" e "fazer um chamada de voz". Pidgin também alertará sobre chamadas recebidas e você pode pressionar os botões aceitar ou rejeitar. Atualmente somente as funções de chat de texto e voz estão disponíveis.

Como Contornar o Diálogo Autorização

Neste passo você terá de editar a configuração do Skype diretamente. Mude para a pasta:

$HOME/.Skype/$USKYPEUSERNAME

Onde $HOME é sua pasta home e $SKYPEUSERNAME é seu nome de usuário do Skype. Entre.

Aqui existirá um arquivo chamado "config.xml". Abra este arquivo com o editor que você preferir. Agora, ache a tag API, uma pesquisa rápida para "API" (sem as àspas) deverá resolver. A tag parece com isto:

<API>

On the next line you should see the following:

<Authorizations></Authorizations>

Altere ela para ficar assim:

<Authorizations>Pidgin</Authorizations>

Perceba a letra maiúscula P em Pidgin, que é importante. Se você não tiver a linha de autorizações, não se preocupe. Simplesmente cole a linha acima abaixo da linha que abre tag API, e acima da linha igual à seguinte:

<BlockedPrograms></BlockedPrograms>

Salve o arquivo e saia.

Inicie o Skype como descrito acima, ele deverá logar você imediatamente e escutará aqui o som de login.

Referẽncias e Mais Informações



CategoryAccessibility

Projects/Orca/Skype.pt_BR (last edited 2013-11-22 19:22:25 by WilliamJonMcCann)