OpenOffice

  • Descrição: Openoffice.org é uma suite completa para trabalho de escritório. Ela é uma alternativa ao Microsoft(R) Office.
  • URL: http://www.openoffice.org

  • Resumo: acessível desde a versão 2.03. Versões anteriores à 2.03 eram tidas como não-acessíveis. No presente, OpenOffice Calc e OpenOffice Writer tem sido extensivamente scripted e estão em fase de testes. Atualmente as funções acessíveis nesta suite incluem: criação e edição de documentos, verificação ortográfica, manipulação de tabelas e formulários, assim como a habilidade de se trabalhar com planilhas.

  • Detalhes

Detalhes

1. NOTAS IMPORTANTES

  • Um dos problemas que você enfrenta quando está usando grandes planilhas é que à medida que você rola a página você pode deixar de ver os títulos de suas colunas ou de suas linhas. OpenOffice torna fácil a resolução desse problema com a função congelar janela. A característica "congelar" para planilhas permite você dividir uma janela, mantendo uma parte da janela aberta enquanto você percorrer a outra parte da janela.

  • A configuração de linhas e colunas dinâmicas no Orca com o OpenOffice.org Spreadsheet, que se faz com os comandos ORCA_MODIFIER+r e ORCA_MODIFIER+c, não funcionará corretamente se já existir títulos de coluna ou linha congelados na planilha. Isto pode ser descoberto vendo se o item de menu "Janela->Congelar" está marcado. Para usar a característica linhas e colunas dinâmicas do Orca, este menu deve estar desmarcado.

  • Você deve usar os diálogos do OpenOffice e não os diálogos nativos. De outro modo, OpenOffice poderá quebrar (veja https://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=412252). Para usar os diálogos do OpenOffice, selecione a opção "Ferramentas ->Opções -> OpenOffice.org ->Geral ->Utilizar as caixas de diálogo do OpenOffice.org".

  • Você deve achar que sua distro inclui todos os pacotes que você precisa como parte de uma instalação padrão do OpenOffice. No entanto, se o Impress Presentation Wizard não reagir quando se estiver usando Orca, cheque se a sua distro tem um meta package chamado "OpenOffice.org" e se ele não está instalado. Se não estiver, instale-o e o problema deverá desaparecer. (veja https://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=526798)

  • Chegar ao contéudo da "Ajuda" requer que você pressione F6 várias vezes. Quando você está com o conteúdo da "Ajuda" (ou em qualquer outro texto somente leitura), você pode tornar a posição do cursor visível indo em "Ferramentas ->Opções ->OpenOffice.org ->Acessibilidade" e habilitando "Utilizar cursor de seleção de texto em documentos de texto somente leitura".

Veja também a página de bugs do OpenOffice para uma lista de bugs do OpenOffice que impedem o Orca de fazer um trabalho tão bom quanto o que ele poderia fazer.

Verificação Ortográfica

O dicionário ortográfico pode não estar instalado adequadamente na sua máquina. O sintoma disto será você pressionar F7 e nenhuma palavra ser marcada como mal grafadas ainda que você saiba que existem palavras mal grafadas em seu conteúdo. Aqui está uma correção:

1) Primeiro, ache o dicionário:

wwalker@laptop:~$ find /opt/openoffice.org* -name \*oxt
/opt/openoffice.org3/share/extension/install/dict-fr.oxt
/opt/openoffice.org3/share/extension/install/dict-en.oxt
/opt/openoffice.org3/share/extension/install/dict-es.oxt

2) Então, adicione o dicionário usando o botão "''Adicionar...''" disponível na caixa de diálogo 
que você pega com "''Ferramentas->Gerenciador de extensão...''" (opção de menu). Escolha o 
arquivo *.oxt desejado (aquele que você encontrou no passo #1).

Sequências de Teclado Especiais

Sabe-se que muitas vezes, pegar um componente específico em uma das aplicações do OpenOffice requer o uso de uma sequẽncia de tecla que não é óbvia. De fato, para descobrir aquelas sequências especiais, nós tivemos que percorrer o arquivo de bugs do OpenOffice e pegar um dos engenheiros para se dedicar a eles e nos fornecer as informações que precisávamos.

Para salvar os outros de ter de fazer isto, esta seção tentará documentar aqueles comandos não-usuais.

1. Conteúdo de Documento (swriter e oowriter)

1.1. Inserir um Caractere Especial

Pressione Alt+Ctrl+u. Digite o valor unicode hexadecimal para o caractere que você quer inserir. Pressione Barra de Espaço ou Enter

Isto insere dentro do documento o caractere unicode correspondente àquele valor hexadecimal. Isto também funciona no gedit, então não é apenas algo do OpenOffice.

Exmeplo: para um símbolo de grau o unicode é 00B0, assim você deverá pressionar Alt+Ctrl+u, digitar "00B0" (ou apenas "B0"), e pressionar Enter.

2. Contéudo de Planilha (scalc e oocalc)

TBD

3. Conteúdo de Apresentação (simpress e ooimpress)

TBD

4. Conteúdo de Banco de Dados (sbase e oobase)

4.1. Selecionar Colunas de Entrada de Ddados do Banco de Dados "Project Manager"

  • Você pode selecionar as "Tabelas" (em inglês: "Tables") com Alt+a na versão em inglês.

  • Ou com um outro par Alt+tecla em outros idiomas.

Veja o problema 80540 do OpenOffice para mais detalhes.

4.2. Apagar um Registro de um Banco de Dados

Selecione a linha com Ctrl+Space e pressione a tecla Del.

Veja o problema 80542 do OpenOffice para mais detalhes.

  • Pressione Ctrl+F5 para ir para o primeiro controle em um formulário.

  • Então você pode usar o formulário tabela.

Veja o problema 80544 do OpenOffice para mais detalhes.

4.4. Re-ordenar o Título da Coluna de um Banco de Dados "como em uma Planilha"

  • Marque o controle grid.

  • Pressione Enter para, assim, "entrar" no controle.

  • Pressione Shift+Space para selecionar o primeiro título da coluna.

  • Pressione Ctrl+Right para mover a coluna para a direita.

Veja o problema 80545 do OpenOffice para mais detalhes.


Projects/Orca/OpenOffice.pt_BR (last edited 2013-11-22 19:22:28 by WilliamJonMcCann)