GAIM

  • Descrição: cliente de mensagens instantâneas multi-protocolo
  • Nota: nas versões mais novas passou a se chamar Pidgin.
  • Comando: gaim ou pidgin

  • URL: http://www.pidgin.im/

  • Resumo: GAIM tem sido extensivamente testado e scripted (?), e é uma solução muito acessível.

  • Detalhes

Executando GAIM pela Primeira Vez

Quando o programa inicia, uma janela de login aparece. Aqui, você pode logar em uma conta existente, ajustar as preferências do programa, ou acessar a interface de gerenciamento de contas. Se você está executando GAIM pela primeira vez, o combo box de contas na tela de login estará vazio, e você precisará adicionar pelo menos uma conta. Faça assim: pressione o botão Contas. O diálogo Gerenciador de Contas aparecerá. Aqui, você pode adicionar novas contas, e modificar ou apagar contas existentes. Por enquanto, siga e pressione o botão Adicionar. Neste ponto, o primeiro controle que você verá é um combo box que permitirá você especificar o tipo de conta que você gostaria de adicionar. Uma das coisas muitas coisas agradáveis do GAIM é que ele pode manusear contas de uma grande variedade de outros programas de chat e mensagens instantâneas. Depois que você selecionou o tipo de conta que você quer adicionar, siga através do diálogo e preencha o resto dos campos. Depois que todas a informação de conta for entrada, pressione o botão Salvar, e então pressione Fechar para fechar a janela Gerenciamento de Contas.

A Janela IM e o Orca

Para começar a conversação use a teclas de seta para selecionar um contato de sua lista de contatos, e então pressione Enter. O janela IM aparecerá. Esta janela contém duas áreas principais dignas de nota: a área de chat, onde a conversação ocorre, e a caixa de texto onde você digita as mensagens para enviá-las.

A medida que você tecla, Orca discretamente faz o trabalho no plano de fundo. Ele lerá todas as mensagens enviadas e recebidas, sem a necessidade de qualquer intervenção do usuário. Contudo, note que a capacidade de revisão está lá, sempre ao seu alcance; você deve sentir a necessidade de explorar a janela, ou de olhar as mensagens anteriores que você recebeu recentemente.

Em resumo, os comandos de revisão são os seguintes:

7 - 8 - 9  ler linha anterior, ler linha corrente, ler próxima linha
4 - 5 - 6  ler palavra anterior, ler palavra corrente, ler próxima palavra
1 - 2 - 3  ler caracter anterior, ler caracter corrente, ler próximo caracter

Maneiras de Acessar o Histórico do Chat

Quando se estar teclando, Orca deve automaticamente anunciar a última mensagem que foi adicionada à área de chat. Se você quer revisar mensagens anteriores, você tem várias opções:

  1. Use comandos do Orca para revisar o Histórico. Se você pressionar a tecla modificadora do Orca (Insert ou Caps Lock) mais uma tecla função, você vai ouvir a mensagem sem sair da caixa de texto na qual você está. A mensagem mais recente é F1, a anterior a ela é F2, e assim por diante.

  2. Use comandos de revisão do Orca (descritos acima) para examinar o conteúdo da tela. O histórico do chat está acima da caixa de texto na qual você digita suas mensagens.
  3. Mova o cursos para o histórico do chat pressionando Shift+F6 (troca frame), então você pode interagir com o texto como se ele estivesse numa área de texto somente de leitura (útil para copiar links, comandos de shell etc). Apenas digite algo e automaticamente o foco será movido para a área de digitação, onde seu texto é então entrado.

Perceba que o número de vezes que você precisará pressionar Shift+F6 poderá variar, dependendo do índice da pessoa no caso de caso de um bate-papo com múltiplas pessoas, ou se a barra de formatação e emotions estiver sendo mostrada. Se você não liga para emotions e formatação, então você pode escolher removê-los (no menu tem uma opção para tal).

Comandos de "Linha de Comando" para Usar em Canais de IRC

(Tradução de correspondência reproduzida no texto original, em inglês. Consulte Orca/GAIM. )

De Joanie Diggs:

Ocorreu-me que nos velhos tempos de IRC para trás, quando dinossauros (se seus 
truly [?] ) povoaram o planeta que era jovem e fresco, e cada idéia fazia valer a 
pena lutar por uma nova era, todos marcávamos para nos conectar com os
''mainframes'' das universidades e portanto não estavam usando clientes 
de IRC com múltiplos painéis nos quais nós podemos fazer Shift+F6 e
usar menus de contexto. :-)
 
Olhei alguns comandos da velha escola (e constatei que trabalham em Pidgin): 

Se você faz /msg foo você enviará uma mensagem privada para foo. Ele não
abrirá uma nova guia no Pidgin para você, mas ele enviará a mensagem para foo.
Se foo não ignorar você, tudo o que ele/ela responder antes de você causará a 
abertura de uma nova guia para você.

Se invés disso você fizer /query foo, você criará uma nova guia para uma
conversação privada com foo. Então você pode digitar sua mensagem inicial.

Porque Pidgin suporta completação por Tab de apelidos, se a única pessoa
em #whatever que o apelido começar com 'f' for foo, você pode fazer /msg f <Tab>
ou /query f <Tab> e você nem precisa digitar o f-o-o.

Você sabe, eu posso começar a usar aqueles comando novamente...

O diálogo Preferências, ou Personalizar a Experiência do GAIM

O diálogo Preferência permite você personalizar muitos aspecitos da experiência do GAIM. Ele pode ser acessado pressionando-se o botão Preferências fora da janela de de login do GAIM. Este diálogo contém numerosas opções, as quais são organizadas em categorias. Selecione a categoria da opção que você gostaria de alterar navegando a tabela (como em uma árvore), e então use a tecla TAB para percorrer as opções nessa categoria.

Por exemplo, uma opção em particular que você pode querer mudar é se marcações de tempo devem ser exibidas como parte das mensagem de texto. Esta opção está habilitada por padrão, mas pode rapidamente tornar-se irritante. Para desativar as marcações de tempo, a partir da tabela em árvore na interface Preferências, navegue para o item Conversações. Se este item está recolhido, use a tecla + para expandí-lo. Depois de fazer isso, seta para baixo uma vez. Isso deve colocá-lo no item da árvore de mensagens de texto. A partir daqui, TAB uma vez, e você estará na opção para opção de ativação/desativação das marcações de texto. Pressione barra de Espaço para desmarcar a caixa, e então pressione o botão Fechar.

Outras Dicas e Truques

Se sua Lista de Contatos desapareceu...

Com versões do Gaim anteriores à 2.0 beta 6, assim como com algumas versões de Pidgin, pressionar Alt+F4 faz com que a janela do Gaim seja minimizada para a Área de Notificação. Porque o Gaim lembra do último estado de sua Lista de Contatos, da próxima vez que você carrega o Gaim, ele estará minimizado. Assumindo que você esteja usando Gaim 2.0 beta 3.1 ou anterior, faça as mudanças a seguir para eliminar este problema:

  1. Você terá uma pasta chamada .gaim (.purple para algumas versões de Pidgin) em seu diretório home. Nela existe um arquivo chamado prefs.xml. Abra ele em seu editor de textos favorito e localize esta linha: <pref name="list_visible" type="bool" value="0"/> Substitua o 0 por um 1.

  2. Da próxima vez que o Gaim for carregado, a Lista de Contatos deverá estar visível e você poderá dar o próximo passo:
    1. Para Gaim (Para Pidgin veja adiante), vá para o menu Ferramentas e selecione Plugins. Indo para a parte inferior da lista você deverá achar algo chamado "System Tray icon" (?). Isto é marcado por padrão. Desmarque-o. Esta é a configuração responsável por Alt-F4 minimizar a Lista de Contatos.

    2. Para Pidgin (H have 2.2.1-1ubuntu4.1) vá para Ferramentas->Preferências e, na guia "Interface", selecione "Nunca" na caixa de lista para "Show system tray icon" (?).

Alternativamente, você deve estar habilitado a usar comandos de revisão do Orca (descritos acima) no topo do painel, para chegar ao ícone e usar um menu de contexto para restaurar a Lista de Contatos. Infelizmente, esse ícone não é rotulado, o que torna uma espeçie de adivinhação a sua localização.


Projects/Orca/GAIM.pt_BR (last edited 2013-11-22 19:22:24 by WilliamJonMcCann)