Fazendo Configurações Específicas de Aplicação

Para personalizar as configurações para uma aplicação particular, você primeiro precisará executar aquela aplicação. Certifique-se de que aquela aplicação esteja copm o foco, então pressione ORCA_MODIFIER+Control+Space (por padrão isto será Insert+Control+Space para o layout de teclado para desktop).

Isto traz uma janela de diálogo com guias muito similar ao diálogo Preferências do Orca genérico, mas com as seguintes diferenças:

  1. Não existe o painel Geral inicial.
  2. Os combo boxes do Sistema de Fala e do Sintetizador de Fala no painel Fala estarão acinzentados (desabilitados).

  3. Quaisquer atalhos existentes que sejam específicos de aplicação aparecerão no topo da lista do painel Atalhos.
  4. Pode haver um novo painel de configurações específicas de aplicação no final do conjunto de guias de panéis. Note que pressionar a tecla End a partir da lista de abas posicionará você na aba da direita.

Ajuste as configurações Orca específicas de aplicação de um forma parecida com aquele que você configura as preferências gerais do Orca. Por exemplo, você pode ter a tecla echo geralmente desabilitada no Orca, mas você gostaria especialmente de ter ela habilitada para a aplicação gcaltoo (Calculadora do GNOME). Aqui é onde você pode facilmente definir isso.

Quando você tiver suas configurações de aplicação personalizadas da maneira que você quer, pressione o botão OK. Aquelas configurações serão escritas dentro de seu diretório ~/.orca/app-settings, em um arquivo chamado <APPNAME>.py, onde <APPNAME> é o nome da aplicação.

Aqueles arquivos são automaticamente escritos pelo Orca. Os conteúdo do arquivo será atualizado cada vez que você mudar suas configurações para aquela aplicação.

Se você quer ter alguma configuração extra que seja específica de aplicação, ou código que você não quer perderm então você deve colocá-lo em um arquivo chamado ~/.orca/app-settings/<APPNAME>-customizations.py. Este arquivo será automaticamente lido quando as configurações para a aplicação <APPNAME> são carregadas.

Note que isto é um recurso avançado que não esperamos que a maioria dos usuários Orca usem. Ela só existe se você realmente a quer.

NOTA IMPORTANTE

Atualmente existe um bug conhecido (algumas pessoas gostariam de chamá-lo de "característica" ou "recurso") que nós estamos tentando detectar e corrigir

  • Se você ajusta um ou mais atalhos específicos de aplicação, os novos valores não terão efeito imediato depois que você pressionar o botão OK na caixa de diálogo. A solução para isso é ou reiniciar o Orca, ou pressionar Alt+Tab para ir para outra aplicação então Alt-Tab novamente para voltar para aquela para a qual você acabou de alterar os atalhos.


Projects/Orca/AppSpecificSettings.pt_BR (last edited 2013-11-22 19:22:27 by WilliamJonMcCann)