Contents
Java Access Bridge
Introdução
O Java Access Bridge (em português, algo como "Ponte de Acesso ao Java") conecta o suporte a acessibilidade embutido nas aplicações Java Swing ao framework de acessibilidade do GNOME, especificamente a Interface do Provedor de Serviços de Tecnologia Assistiva (AT-SPI).
Baixando o ''Java Access Bridge''
Selecione a última versão do JABG a partir deste diretório:
Siga aqueles passos para completar o processo de download. Aqueles passo foram escritos assumindo que se está baixando o java-access-bridge-1.18.0, mas eles deverão funcionar para versões posteriores de forma similar.
O navegador Firefox mostrará uma caixa de diálogo perguntando o que você quer que o Firefox faça com o arquivo baixado. Escolha o radio buttom "Abrir com o Gerenciador de Arquivos (padrão)", e aperte o botão 'OK'.
- Firefox baixará o arquivo e mostrará uma segunda caixa de diálogo dando a você a escolha do que fazer com o arquivo baixado. Selecione 'java-access-bridge-1.18.0.tar' (ou a outra versão que você pode ter escolhido para baixar) a partir da lista de arquivos, e aperte o botão 'Extrair'.
- Com isso, o Firefox então mostrará uma terceira caixa de diálogo, perguntando onde você quer extrair o arquivo baixado. Selecione seu diretório home e aperte o botão "Extrair". Assim, Firefox cria um sub-diretório chamado 'java-access-bridge-1.18.0' dentro de seu diretório home e extrai os arquivos do JABG dentro dess sub-diretório.
Instalando o Java SE JDK
Você precisa ter o Java SE Development Kit (JDK) instalado para poder fazer o build do JABG. Execute o comando a seguir para instalar o último JDK, que é Java 6.
sudo apt-get install sun-java6-jdk
O Java 6 SDK será instalado em /usr/lib/jvm/java-6-sun.
Gerando o ''build'' do Java Access Bridge
Mude para o sub-diretório contendo os arquivos do código fonte do JABG.
cd ~/java-access-bridge-1.24.1
Execute o comando a seguir para configurar o build JABG para seu sistema. A opção '--with-java-home' especifica que o Java 6 SDK será usado para gerar o build do JABG.
./configure --with-java-home=/usr/lib/jvm/java-6-sun --prefix=`pkg-config --variable=prefix ORBit-2.0`
Depois, execute o comando 'make' para gerar o build do JABG. A geração do build demorará alguns poucos minutos. Ignore qualquer mensagem de aviso (warnings).
make && sudo make install
O build do JABG agora está gerado.
Instalação
Execute os comando seguintes para instalar o JABG no Java 6 SDK.
export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-6-sun (this is on linux, if on OpenSolairs, it should be export JAVA_HOME=/usr/java/) sudo ln -f -s /usr/share/jar/accessibility.properties \ $JAVA_HOME/jre/lib/accessibility.properties cp /usr/share/jar/gnome-java-bridge.jar \ $JAVA_HOME/jre/lib/ext mv /usr/lib/libjava-access-bridge-jni.so.0.0.0 \ $JAVA_HOME/jre/lib/ext/libjava-access-bridge-jni.so
Existem quatro arquivos que devem ser colocados em seus diretórios correspondentes:
accessibility.properties |
$JAVA_HOME/jre/lib/ |
Este arquivo comunica à JVM a classe de entrada de Java Access Bridge |
gnome-java-bridge.jar |
$JAVA_HOME/jre/lib/ext/ |
Este é o pacote java da ponte (feita pelo Java Access Bridge) |
libjava-access-bridge-jni.so |
$JAVA_HOME/jre/lib/ext/ |
Este é uma biblioteca JNI que configura NO_AT_BRIDGE |
||orbitrc||/etc||Este é o arquivo de configuração do orbit. Você deve colocar as duas linhas seguintes dentro do arquivo, para habilitar a acessibilidade no Java.
ORBIIOPIPv4=1 ORBLocalOnly=1
Note que você pode também colocar aquelas linhas em ~/.orbitrc para fazer um configuração por usuário.
Note que o Java Access Bridge não é instalado para um máquina física, mas para uma instalação do JDK. Se você tiver outras versões do Java instaladas em seu sistema, exceute os comando acima para cada versão, e lembre-se de especificar o caminha para cada versão depois de 'export JAVA_HOME=', invés de colocar lá apenas '/usr/lib/jvm/java-6-sun'.
Verificando a Instalação do Java Access Bridge
Execute os comandos seguintes para verificar se foi gerado build para o JABG e se este está instalado corretamente no Java 6 SDK.
export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-6-sun ls $JAVA_HOME/jre/lib/accessibility.properties ls $JAVA_HOME/jre/lib/ext/gnome-java-bridge.jar ls $JAVA_HOME/jre/lib/ext/libjava-access-bridge-jni.so
O JABG está instalado corretamente se o comando 'ls' listar os arquivos 'accessibility.properties' e 'gnome-java-bridge' no diretório '/usr/lib/jvm/java-6-sun' (ou no diretórios correspondente a versão do SDK que estiver sendo usada). Você pode checar se o JABG está instalado corretamente nas outras versões do Java especificando o caminho para o diretório correto, invés de usar '/usr/lib/jvm/java-6-sun' depois do 'export JAVA_HOME='.
Para verificar se o Java Access Bridge está funcional ou não, primeiro você deve habilitar acessibilidade no Java, então você pode iniciar uma aplicação demo (como por exemplo: java -jar $JDK_HOME/demo/jfc/Notepad/Notepad.jar) Se ele mostrar "Just registered Application" sem qualquer exceção ser disparada, a instalação está OK.
Notas sobre o OpenSolaris
- Criar o arquivo ~/.orbitrc como acima.
- Executar estes comandos:
pfexec ln -f -s /usr/share/jar/accessibility.properties \ /usr/java/jre/lib/accessibility.properties pfexec ln -f -s /usr/share/jar/gnome-java-bridge.jar \ /usr/java/jre/lib/ext
NOTA - criar links simbólicos pode fazer com que aplicações Java Web Start quebrem. Talvez você precise realmente copiar os arquivos nos seus devidos lugares.
Solução de Problemas
Message: No package 'gtk+-2.0' found
Tradução: nenhum pacote 'gtk+-2.0' foi encontrado
Solução: tente instalar o pacote libgtk2.0-dev
Referências sobre este assunto: http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=46719 (em inglês)
Message: No package 'bonobo-activation-2.0' found
Tradução: nenhum pacote 'bonobo-activation-2.0' foi encontrado
Solução: tente instalar o pacote libbonobo2-dev
Message: No package 'libspi-1.0' found
Tradução: nenhum pacote libspi-1.0' foi encontrado Referências sobre este assunto: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=141948 ( JAB GNOME Comentário 1.20 2.20 /usr/bin/xprop é usado por at-spi-registryd, para encontrar IOR. A ativação da acessibilidade foi alterado no GNOME para melhorar a acessibilidade multi-usuário. 1.22 2.22 /usr/bin/xprop é usado por at-spi-registryd, para encontrar IOR. A ativação da acessibilidade foi alterado no GNOME para melhorar a acessibilidade multi-usuário.Solução: tente instalar o pacote libatspi-dev